O isolamento social

Hoje viver em grupo não é, aparentemente, obrigatório. As facilidades do mundo moderno podem levar a crer que se pode ter um mínimo de interação com os outros a fim de se levar uma vida aparentemente normal, ainda mais com as interações on-line e o mundo digital. Isso não é uma verdade absoluta.

O isolamento social é um fenômeno que vem acontecendo cada vez mais na sociedade moderna e, sobretudo, nas grandes cidades, onde a enorme quantidade de pessoas acaba tendo o efeito oposto, deixando as pessoas cada vez mais distantes uma das outras e fazendo com que quem é afetado passe a participar cada vez menos de atividades sociais, tendo menos contato com “o outro”, seja de forma voluntária ou involuntária.

Foto por Marius Venter em Pexels.com

O processo de isolamento social geralmente acontece de forma progressiva; as pessoas acometidas podem inicialmente se isolar dos amigos mais distantes, reduzindo seu círculo de amizades; atividades que são consideradas comuns como sair para se divertir, estudar ou mesmo trabalhar passam a ser percebidas como cada vez menos prazerosas e se tornam um fardo a ser enfrentado; posteriormente o indivíduo pode se isolar de seus amigos mais próximos ou mesmo de familiares, reduzindo o seu contato social ao estritamente necessário; em uma fase mais avançada o isolamento pode incluir até as tarefas mais necessárias para que a pessoa possa se manter por si mesma, incluindo seu trabalho ou mesmo sair para comprar comida. Há relatos de mortes por inanição de pessoas que ficaram totalmente isoladas socialmente, e a dependência de um cuidador pode se fazer necessária.

O isolamento social não é por si só um transtorno psiquiátrico reconhecido, mas sim um sintoma que pode ser coadjuvante a outras patologias, manifestando-se em alguns casos até mesmo antes da patologia principal poder ser diagnosticada (como em casos de depressão) e em outros casos como uma consequência de uma patologia (como em casos de estresse pós-traumático).

ATENÇÃO

Este texto foi escrito antes da pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O projeto Isolamento Social é favorável ao distanciamento social provocado por essa situação, leia mais em nossas postagens recentes!